CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO DA PEDAGOGIA:

UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA NA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE

Autores

  • RAFAELA PAROLINI FRAGNAN

Palavras-chave:

Formação docente., Curricularização extensionista, Transformação social.

Resumo

O ambiente escolar é constituído através da relação professor-aluno, o que determina a qualidade e a efetividade dessa relação é o contexto em que estão inseridos, ou seja, a interação do professor e do aluno separadamente que, quando dentro da escola, unem-se pelo mesmo objetivo, a práxis pedagógica do professor deve ser pensada para a responsabilidade social e portanto, sua formação deve ser pensada nesse contexto de ensino extensionista. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo entender a implementação da curricularização da extensão na graduação da Pedagogia, com foco nas principais demandas do mercado de trabalho e na transformação social. A pesquisa realizada por meio de revisão bibliográfica de autores sobre currículo pedagógico, a história do currículo na educação e também a evolução das leis de educação e transformações que o currículo percorreu ao longo dos anos, utilizados recursos como Google Academy e Scielo na busca de palavras-chave como: currículo, extensão acadêmica e graduação. Como resultados, compreende-se que a educação é muito abrangente e atinge diversas camadas populares em diferentes níveis, e que, com as demandas do mundo globalizado e também as disparidades sociais existentes, há a necessidade portanto da criação de um documento regulador que, atento às pluralidades, possa comtemplar de forma mais ampla todas essas demandas, e assim surge a necessidade do currículo escolar. Sendo assim, entende-se que, para garantir a formação integral do licenciado, a extensão de ensino é parte indissolúvel do currículo visto que, para se consolidar um aprendizado significativo e alinhado à prática docente com a realidade social deve estar articulado com a pesquisa, extensão e ensino; de forma à compor teoria e prática no processo formativo e fomentar a pesquisa para desenvolver novas perspectivas e resoluções de problemas presentes no cotidiano escolar.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

FRAGNAN , R. P. (2024). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO DA PEDAGOGIA:: UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA NA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/579

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias