VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O FENÔMENO DA TRANSGERACIONALIDADE FAMILIAR JAÚ-SP
Palavras-chave:
Violência intrafamiliar, Transgeracionalidade;, Crianças e adolescentes;, Violência doméstica, Intervenção psicológica, Violência psicológica e física.Resumo
Pode-se afirmar que, mesmo com as diretrizes protetivas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que definem como sujeitos de direitos crianças e adolescentes, atualmente ainda se observa algum tipo de violência doméstica protagonizada por pessoas bem próximas a eles. É notório que qualquer tipo de violência pode trazer consequências, não apenas no momento da ocorrência, mas também, por toda a vida de quem foi vítima desse fenômeno. Por conseguinte, a intervenção na infância torna-se primordial para diminuir a incidência da prática da violência no futuro. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características das famílias que reproduzem a violência física contra crianças e adolescentes e indicar a motivação para a prática dessa conduta recorrente, que atravessa gerações, levando em consideração as questões culturais sobre o tema, buscando uma intervenção precoce. Nesse sentido, teve como principais norteadores as predisposições dos autores de violência e as consequências às vítimas. Enfatizou-se, também, todo o processo de intervenção psicológica nesse contexto no nível de prevenção e rompimento do ciclo violento. A metodologia utilizada foi exploratória que permitiu conhecer mais sobre o assunto e todos os contextos que podem inserir a violência intrafamiliar. Os resultados obtidos permitiram entender que as primeiras experiências socializadoras ocorrem no núcleo familiar e dessa forma, as crianças e adolescentes utilizam os adultos como modelos referenciais para se comportarem e formarem representações e afetos. Assim, é possível afirmar que crianças e adolescentes, expostos à violência intencional e repetitiva aprendem esses padrões como verdades, e essas verdades internas, padrões mentais representacionais afetivos, serão mediadoras de suas relações sociais posteriores, podendo reproduzir violências vivenciadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 ANA CLARA BACHIEGA OCTAVIANO, LIDIANE MARINA OLIVEIRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.