O SENTIDO EM SER MÃE:
UMA COMPREENSÃO DA MATERNIDADE À LUZ DA LOGOTERAPIA JAÚ-SP
Palavras-chave:
Logoterapia;, mulher-mãe, sentido de vida, maternidade.Resumo
O presente trabalho fornece uma compreensão sobre o sentido de vida e seus resultados para a vida da mulher, após a sua experiência de maternidade. Para isso, foram utilizados conceitos e fundamentações da abordagem psicoterapêutica Logoterapia, criada pelo psiquiatra Viktor Frankl, que viveu durante muitos anos em um campo de concentração e elaborou uma teoria a partir de suas vivências e observações. O autor explica que todos os seres humanos possuem uma vontade de sentido e se esforçam, constantemente, para realizá-la. Através de uma pesquisa bibliográfica, o estudo objetiva apresentar como o sentido de vida é importante na vida do ser humano, mais especificamente, na vida de uma mãe, e visa mergulhar no entendimento de como a liberdade do ser, implica em uma tomada de consciência e uma responsabilidade sobre um sentido a realizar. Sobre esse último, entende-se que ele está sempre endereçado a algo diferente do próprio ser humano, algo que solicita a sua autotranscendência. Com enfoque na experiência materna, o trabalho apresenta o encontro de sentido como um belo encaixe na vida da mulher, pois, tendo como base os escritos de Edith Stein, filósofa e estudiosa da Fenomenologia, ela possui uma essência afetiva que a direciona, naturalmente, para o cuidado do outro e para uma entrega total ao seu chamado. Isso ocorre devido à natureza e a configuração da alma do ser feminino, que é mais atingido por tudo o que lhe acontece. Dessa forma, conclui-se que o sentido de vida irá se estabelecer de maneira afetiva na vida da mulher-mãe, a partir de sua maternidade, podendo ser biológica ou espiritual, que abrange desde a formação de seres humanos, o sofrimento inevitável, até a construção de uma sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 BRUNA GOMES DOS SANTOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.