VIVÊNCIA E PERCEPÇÃO SOCIAL DA SEXUALIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL JAÚ - SP 2021
Palavras-chave:
Deficiência intelectual, Sexualidade,, ConscientizaçãoResumo
Sexualidade e deficiência intelectual (D.I.) são temas raramente discutidos no meio social. Enquanto a deficiência intelectual pode ser definida como um déficit nas capacidades cognitivas, sociais e adaptativas, a sexualidade é abordada de diferentes maneiras, variando de acordo com o contexto onde cada indivíduo está inserido. Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica específica no contexto da produção de conhecimento nos últimos 10 anos. Tem como objetivo analisar referenciais teóricos sobre a vivência e a percepção social da sexualidade das pessoas com deficiência intelectual, identificando os possíveis impactos causados pelas diferentes formas de se abordar o tema, bem como promover a conscientização social através da divulgação de informações científicas com a utilização de uma cartilha educativa criada a partir do conhecimento construído no presente trabalho. A análise permitiu observar que as características biológicas da sexualidade se desenvolvem igualmente entre as pessoas com e sem a D.I., sendo que suas manifestações podem aparecer em momentos divergentes. Como consequência da desinformação, a sociedade reprime a sexualidade desse grupo, fornecendo pouco respaldo para que os indivíduos possam explorar esse aspecto de suas vidas de forma plena. Por fim, conclui-se que a conscientização da sociedade sobre a importância da educação sexual, e da naturalização da sexualidade das pessoas com D.I. diminuem o preconceito acerca do tema, prevenindo o abuso sexual, ISTs e gravidez indesejada, além de promover qualidade de vida e inclusão social.
Palavras-
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 BRUNA KEROLYN ANTONIO MORAES, RICHARD MOREIRA NALIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.