VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA NA INFÂNCIA E OS REFLEXOS NA VIDA ADULTA
Palavras-chave:
transgeracionalidade, família, violência psicológica, criançaResumo
O meio familiar possui forte influência sobre o desenvolvimento das pessoas, especialmente considerando a infância e a adolescência. Na grande maioria dos casos, os pais e/ou responsáveis são os maiores influenciadores, visto que estão presentes desde a infância até a fase adulta. A transgeracionalidade consiste nos processos transmitidos de uma geração a outra, mantendo-se presentes ao longo da história familiar; ou seja, refere-se a padrões que se repetem inconscientemente. Nesse sentido, a violência psicológica é uma questão fundamental a ser atendida, pois é uma experiência com grandes repercussões, desde sintomas físicos a sintomas psíquicos duradouros, incluindo psicopatologias. Dessa forma, o presente trabalho tem como por objetivo analisar a cadeia trans-histórica, e examinar a complexidade da transmissão da vida psíquica entre as gerações de uma família, bem como pontuar prováveis causas da violência com enfoque no abuso psicológico. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura que tem como objetivo viabilizar, de forma clara e explícita, estudos sobre o tema. Para tal, realizou-se uma busca eletrônica em periódicos indexados nas bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Pepsic (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), Google Acadêmico e banco de teses e dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no período de 2000 a 2020, com intersecção das palavras-chave “violência psicológica”; “infância” e “família”. A escolha do período deu-se pela falta de estudos atuais sobre a temática. Ao todo foram encontradas 14 produções cientificas, das quais apenas 9 foram selecionados para este estudo. Os resultados indicam que consequências negativas podem ser desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, sendo elas hostilidade, ansiedade intensa, dificuldade para resolver problemas interpessoais, conflitos com a lei, psicopatia, déficits de atenção e, ainda, abuso de substâncias prejudiciais como álcool e drogas. Ressalta-se a importância do papel do psicólogo com as crianças vitimas de violência, com o objetivo de identificar, acolher, orientar, intervir e prevenir para um desenvolvimento emocional e social sadio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 EDUARDA MARCOS SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.