OS FILHOS DA VIOLÊNCIA

FOLDER EDUCATIVO PARA PAIS E RESPONSÁVEIS.

Autores

  • JULIA TRINDADE FELTRIN

Palavras-chave:

Violência; Crianças e adolescentes, Desenvolvimento, Fatores de risco;

Resumo

A violência intrafamiliar é uma realidade e por séculos foi modelo de forma de educação e valores sociais. Contudo, principalmente nas últimas quatro décadas tem-se notado um crescente interesse e preocupação da comunidade científica a respeito de tais condutas e seus impactos para o desenvolvimento, especialmente de crianças e adolescentes. O avanço nas pesquisas da área permitiu debates e reflexões sobre o fenômeno, que passou a ser objeto de investigação, atuação e busca de prevenção. Para tanto, o objetivo do presente trabalho pauta-se em construir um folder educativo para pais e responsáveis para orientações sobre os tipos de violência e os riscos que podem causar no desenvolvimento das crianças e adolescentes que sofrem ou presencial violência. Os procedimentos incluiram: revisão da literatura; elaboração do material; revisão por um comitê de juízes especialistas e avaliação com o público-alvo (mães e responsáveis). Os resultados apontaram alto grau de concordância dos itens pelo Comitê de Juízes especialistas, medido pelo Índice de Validade de Conteúdo - IVC, bem como alto grau de concordância verificado na avaliação com o público-alvo (100%), o que confirma que este é considerado um material adequado para divulgação de informação de qualidade sobre os impactos na saúde e no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes que sofrem ou presenciam violência. Espera-se que por meio da disseminação do conteúdo um maior número de mães ou responsáveis conheçam e identifiquem situações de violência, bem como saibam como buscar ajuda nos locais direcionados e preparados para atendimento especializado.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

FELTRIN, J. T. (2024). OS FILHOS DA VIOLÊNCIA: FOLDER EDUCATIVO PARA PAIS E RESPONSÁVEIS. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/596

Edição

Seção

Psicologia

Categorias