TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS:
DESAFIOS DA TEORIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL E DA PSICANÁLISE
Palavras-chave:
dependência química, Psicanálise, Teoria Cognitiva Comportamental,, tratamento.Resumo
A dependência química é um problema social, que envolve questões de saúde e segurança pública. O uso abusivo de substancias psicoativas tem apresentado um crescimento significativo ao longo dos anos, cujas causas são multideterminadas, podendo estar relacionadas às crenças internas e/ou externas do indivíduo. Sendo assim, o presente estudo buscou identificar o que caracteriza a dependência química, os possíveis tratamentos, enfatizando o papel do psicólogo no tratamento de dependentes químicos através de duas abordagens diferentes da psicologia, a Teoria Cognitiva Comportamental e a Psicanálise e os desafios encontrados ao longo do tratamento. O estudo demonstrou que a dependência química é considerada um transtorno mental, e que o tratamento é de extrema importância para que o indivíduo consiga conviver em sociedade, reestabelecer vínculos familiares, profissionais e pessoais. O trabalho do psicólogo é de suma importância para a adesão e manutenção do tratamento, sendo que além do trabalho do psicólogo, é importante o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. É fundamental que especialistas, em especial o profissional de psicologia, procure adquirir conhecimentos acerca do tema, pois podem contribuir para a melhoria dos atendimentos e para a manutenção dos tratamentos de dependentes químicos, seja qual for a abordagem psicológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 LARA KARINA GROMBONI, MATHEUS HENRIQUE PIZATO ZEREZUELLA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.