O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE(TDAH) COMO COADJUVANTE DOS CONFLITOS CONJUGAIS
Palavras-chave:
TDAH na infância, TDAH na vida adulta, conflitos conjugais e tratamento do TDAH.Resumo
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos neurológicos com maior prevalência na infância e se não acompanhado e estimulado corretamente , o indivíduo levará para a vida uma sintomatologia que poderia ser minimizada na infância.
O presente trabalho tem como objetivo: conhecer as implicações do TDAH nas relações conjugais, tendo como objetivos específicos constatar os vários aspectos relativos ao TDAH. Método: Para a realização da pesquisa bibliográfica, usou-se uma seleção de artigos científicos relacionados ao tema, sendo que as palavras-chave utilizadas foram através de buscas em plataformas de apoio bibliográfico como Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic). Conclusão: Estudos indicam que esquemas familiares com atitudes negativas tendem a reforçar o transtorno existente. O ambiente, principalmente familiar, quando se tem presente um indivíduo com o TDAH, pode se tornar conturbado, como por exemplo, os momentos de lazer que acabam sendo desgastantes por conta das atitudes do portador. Pode-se observar com a pesquisa que o TDAH não traz impactos negativos somente para a infância do indivíduo, se não assistido e estimulado de maneira correta esses impactos se prolongam durante toda a vida adulta, dificultando aprendizados e relações pessoais e até mesmo conjugais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 MARIA CLARA PRADO RIZZO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.