O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO AUTOCONCEITO DO ADOLESCENTE JAÚ - SP 2021
Palavras-chave:
adolescente,, redes sociais, autoconceito.Resumo
A internet é uma realidade diária na vida dos indivíduos, fato que contribui para o aumento do número de usuários nas redes sociais, sendo os adolescentes grande parte desse público. Entretanto, apesar de facilitar o acesso a informação e comunicação, o ciberespaço pode oferecer perigos, como conteúdos e perfis falsos, inadequados e discriminatórios, e resultar em alterações cognitivas e emocionais. Sendo a adolescência, um período de intenso desenvolvimento do autoconceito, ou seja, de elaboração de um conjunto de respostas a pergunta “quem sou eu?”, o presente estudo buscou, além de elucidar como a internet tem estado presente na vida dos adolescentes, também identificar possíveis influências negativas das redes sociais sobre a construção do autoconceito nessa faixa etária. Por meio de pesquisa bibliográfica, identificou-se que os papeis e comparações sociais, os êxitos e fracassos, os julgamentos dos outros e a cultura circundante são fatores modeladores do autoconceito também presentes e vivenciados por meio das redes sociais que, se utilizadas de forma descontrolada e indevida, poderão causar impactos na construção de um autoconceito sadio. Ao substituir o contato pessoal pelo distanciamento virtual, os jovens muitas vezes se privam de desenvolver diversas habilidades. Além disso, com frequência os usuários fazem um recorte de suas vidas, mostrando apenas características agradáveis de si e de seu cotidiano, o que pode tanto criar um conflito interno e resultar em frustração e sofrimento quando essa autoapresentação idealizada é confrontada com a realidade, quanto desenvolver uma percepção errônea sobre seus êxitos, fracassos, como os outros os veem e comparação social. Visto que os adolescentes da presente geração nasceram em um contexto extremamente tecnológico, faz-se pertinente estudar os impactos do uso das redes sociais na forma como o indivíduo se vê e desenvolve para que essas sejam utilizadas de forma consciente e positiva. As redes sociais mostraram-se ser uma área de pouco e recente pesquisa, limitando a comparação entre estudos. Além disso, está em constante e intensa mudança, o que consequentemente altera sua forma de funcionamento e impacto. Sendo assim, sugere-se estudos futuros com pesquisas aplicadas para levantamento de informações mais atuais e detalhadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 MARIANA FERNANDA DA SILVA GAGLIANO, NATALIA RAFAELA FRATE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.