A CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE GÊNERO

O OLHAR DA PSICOLOGIA SOCIAL NO PROCESSO DE UMA EDUCAÇÃO NÃO- MACHISTA

Autores

  • PAULO ROBERTO DE BARROS
  • TATIANA APARECIDA DA SILVA SAPRICIO

Palavras-chave:

Construção de gênero, Educação não-machista, Psicologia social.

Resumo

A diferença entre homens e mulheres, desde a perspectiva biológica até as relações de poder, é um tema bastante complexo, discutido por várias ciências, entre elas a psicologia e, mais especificamente, a psicologia social, que estuda o pensamento, as influências e as relações sociais. Mais recentemente, têm crescido os estudos sobre a pedagogia não-sexista, seguindo o movimento sócio-histórico global. Por meio de uma revisão bibliográfica sistematizada, buscou-se analisar a mudança conceitual dos gêneros masculino e feminino, a fim de evidenciar a formação da sua construção, bem como dos movimentos de desconstrução e a perspectiva da psicologia social para uma possível educação não-machista. A sociedade e a escola, bem como a família – primeira instituição da qual o ser humano faz parte – são determinantes para a construção de gênero e identidade. Sutilmente, os gêneros são vítimas de uma violência simbólica, seja ele o agente dominador ou o dominado. A instituição escolar, por ser um ambiente formador por função, pode fomentar o diálogo e a construção de relações de gênero mais saudáveis ao adquirir práticas não-sexistas e adotar uma educação não-machista, promovendo assim um espaço de respeito e igualdade. O presente trabalho se limitou a brevemente explorar pontos que levam a compreender a importância de mudanças em paradigmas da diferenciação social do sexo biológico para uma educação não-machista que desconstrua padrões de opressão e subordinação das mulheres e a masculinidade tóxica baseadas no gênero; bem como as contribuições da psicologia social para esse processo, atuando de maneira crítica, reflexiva e preventiva para a promoção da saúde e transformação da sociedade, por meio do respeito as diferenças e a igualdade em cidadania.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

BARROS, P. R. D., & SAPRICIO, T. A. D. S. (2024). A CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE GÊNERO: O OLHAR DA PSICOLOGIA SOCIAL NO PROCESSO DE UMA EDUCAÇÃO NÃO- MACHISTA. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/605

Edição

Seção

Psicologia

Categorias