TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE E OS BENEFÍCIOS DA PSICOTERAPIA

Autores

  • ANA LAURA DYONISIO

Palavras-chave:

Transtorno;, personalidade, borderline, psicoterapia,, teoria,, apego,, tratamento,, psicoterápico, orientação psicanalítica

Resumo

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é considerado um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, de afetos e da autoimagem, apresentando, no início da vida adulta, uma impulsividade acentuada. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, exploratória, baseada a partir de uma pesquisa referencial de artigos científicos e livros didáticos. O objetivo da pesquisa é estudar os aspectos etiológicos do transtorno e suas consequências, além de pesquisar sobre o diagnóstico e o processo de psicoterapia. As consequências do desenvolvimento das emoções, de identidade, da autoestima, por meio de falhas narcísicas, traumas, abusos, negligências, má relação entre a mãe-bebê, interferem no desenvolvimento psíquico-emocional do indivíduo. Esse estudo busca compreender as características presentes no Transtorno de Personalidade Borderline, além de investigar as contribuições da psicoterapia, nas perspectivas psicanalíticas, em pacientes com o transtorno, buscando promover melhorias no trabalho psicoterapeuta e aprimorar o entendimento da psicoterapia em casos de pacientes borderlines. Obter segurança na relação de apego inicial, onde os pais proporcionam um ambiente bom e seguro, está relacionado com maior competência social, amizades positivas e capacidades de relacionamentos mais saudáveis, sendo um fator essencial para o desenvolvimento saudável do indivíduo. Além disso, o fato da mãe saber reconhecer e dar suporte as necessidades do bebê, está relacionada com a capacidade do indivíduo desenvolver recursos internos toleráveis as angústias, possibilitando a regulação de suas emoções.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

DYONISIO, A. L. (2024). TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE E OS BENEFÍCIOS DA PSICOTERAPIA . Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/615

Edição

Seção

Psicologia

Categorias