IMPACTO DA QUALIDADE DO SONO NA VIDA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Qualidade do Sono, Distúrbios do Sono;, Estudantes Universitários.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender a inter-relação entre a privação do sono e a qualidade de vida de estudantes dentro do contexto universitário. Trata-se de um estudo de revisão de literatura qualitativa, que ocorreu entre o período de abril a maio de 2022. Para o levantamento de artigos científicos, foram utilizadas as plataformas de acesso: SciELO, CAPES e BVS, com os descritores “qualidade do sono”, “estudantes universitários”, "distúrbios do sono". Foram selecionados artigos publicados nos últimos cinco anos (2017 a 2021). Foi possível verificar a variabilidade dos fatores e hábitos que comprometem a qualidade do sono e consequentemente a vida dos estudantes durante a graduação, tanto no Brasil, quanto em outros países. As principais causas abordadas se relacionam à adaptação à vida acadêmica, período do curso, estresse devido à demanda excessiva, no qual são submetidos, assim como, os fatores associados à qualidade do sono: como o consumo de substâncias psicoativas, uso de aparelhos eletrônicos e os maus hábitos alimentares ligado ao Índice de Massa Corporal (sobrepeso e obesidade). Em suma, esta pesquisa trouxe a prevalência de distúrbios do sono, como insônia e sonolência diurna excessiva, além da má qualidade subjetiva do sono, que são reflexos da falta de informação sobre privação do sono, primordialmente durante a graduação, que podem resultar em desempenhos insatisfatórios nos âmbitos social, profissional, acadêmico e pessoal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 ELIZIANE TAMIRES SOARES , JULIANA GONÇALVES ARAÚJO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.