CONTROVÉRSIAS ACERCA DO AUTISMO:
DISTINTAS ABORDAGENS, ORIGENS E TRATAMENTOS
Palavras-chave:
Autismo, Psicanalise, Neurociências;, PsicologiaResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) abrange diversos aspectos particulares que interferem no desenvolvimento dos indivíduos acometidos por ele. Dentre essas perturbações, destacam-se as questões sociais e comportamentais, havendo prejuízos no estabelecimento das relações com terceiros e uma restrição comportamental repetitiva e estereotipada. Diversas contribuições sobre o assunto surgiram nos últimos anos, tanto sobre as causas do autismo quanto às formas de intervenção que podem amenizar os sintomas advindos desse transtorno. Uma das abordagens mais impactantes sobre o tema é a psicanálise. Este trabalho tem como objetivos destituir a ideia de imutabilidade do autismo, bem como trazer à tona o caráter peremptório da importância de realizar intervenções precoces e envolvendo equipes multidisciplinares, visto que, em tenra idade, a criança possui um maior potencial em relação a neuroplasticidade cerebral, podendo, portanto, modificar comportamentos e redes neurais através dessas intervenções. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de revisão narrativa da literatura, tendo como base dos autores Bruno Bettelheim, Luísa Guirado Ceramicoli, Juliana Araújo Ferreira, Rogerio Lerner, Jerusalinsky, entre outros, a fim de discernir as publicações referentes ao tema. Os resultados obtidos a partir dessa pesquisa evidenciam que o trabalho multidisciplinar possui um maior impacto no tratamento, uma vez que diferentes comportamentos podem ser vistos e compartilhados pelas pessoas do cotidiano do indivíduo com TEA e que são responsáveis pelo cuidado e tratamento dele. Com isso, é possível a preparação de uma intervenção singular para cada indivíduo, ou seja, diferentes estratégias podem ser tomadas em cada caso tendo em vista informações obtidas por aquelas. Junto a isso, destaca-se as contribuições recentes da neurociência sobre a neuroplasticidade cerebral e as possibilidades de alterar habilidades e condutas ao longo da vida dos indivíduos.
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