ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E DO DESENVOLVIMENTO RELACIONADOS A ANSIEDADE NA INFÂNCIA JAÚ - SP 2022

Autores

  • PATRÍCIA MAISA MINATTI MARSOLA

Palavras-chave:

Ansiedade, Infância., Prejuízos cognitivos, Terapia cognitivo-comportamenta, Mindfulness, Tecnologia, Telas., Brincadeiras.

Resumo

O presente trabalho busca contribuir com as discussões existentes a respeito da ansiedade na infância. Esse trabalho tem como objetivo geral verificar os tipos de prejuízos que ocorreram no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças que desenvolveram um quadro ansioso na infância. Busca ainda discutir a contribuição de uso de técnicas para o tratamento de sintomas de ansiedade e identificar características do desenvolvimento na terceira infância. De acordo com a leitura é importante identificar os sintomas de ansiedade e quando isso passa ser um problema disfuncional que impede a criança de realizar tarefas simples, como dormir, brincar com outra criança ou ir à escola. Por essa razão, houve interesse em conhecer de perto essa realidade, verificar a demanda e buscar soluções adequadas para esse desafio. O uso de técnicas de relaxamento baseadas em mindfulness e a efetividade da terapia cognitivo-comportamental são possíveis intervenções para tratamento e redução dos sintomas de ansiedade, sendo que essas práticas são apresentadas pelos autores a fim de melhorar as condições dos sintomas de ansiedade, do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é viabilizar, de forma clara e explícita, estudos sobre ansiedade na infância. De acordo com Gil (2002), entende-se por pesquisa bibliográfica a leitura, a análise e a interpretação de material impresso, já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas, boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

MARSOLA, P. M. M. (2024). ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E DO DESENVOLVIMENTO RELACIONADOS A ANSIEDADE NA INFÂNCIA JAÚ - SP 2022. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/628

Edição

Seção

Psicologia

Categorias