ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E DO DESENVOLVIMENTO RELACIONADOS A ANSIEDADE NA INFÂNCIA JAÚ - SP 2022
Palavras-chave:
Ansiedade, Infância., Prejuízos cognitivos, Terapia cognitivo-comportamenta, Mindfulness, Tecnologia, Telas., Brincadeiras.Resumo
O presente trabalho busca contribuir com as discussões existentes a respeito da ansiedade na infância. Esse trabalho tem como objetivo geral verificar os tipos de prejuízos que ocorreram no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças que desenvolveram um quadro ansioso na infância. Busca ainda discutir a contribuição de uso de técnicas para o tratamento de sintomas de ansiedade e identificar características do desenvolvimento na terceira infância. De acordo com a leitura é importante identificar os sintomas de ansiedade e quando isso passa ser um problema disfuncional que impede a criança de realizar tarefas simples, como dormir, brincar com outra criança ou ir à escola. Por essa razão, houve interesse em conhecer de perto essa realidade, verificar a demanda e buscar soluções adequadas para esse desafio. O uso de técnicas de relaxamento baseadas em mindfulness e a efetividade da terapia cognitivo-comportamental são possíveis intervenções para tratamento e redução dos sintomas de ansiedade, sendo que essas práticas são apresentadas pelos autores a fim de melhorar as condições dos sintomas de ansiedade, do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é viabilizar, de forma clara e explícita, estudos sobre ansiedade na infância. De acordo com Gil (2002), entende-se por pesquisa bibliográfica a leitura, a análise e a interpretação de material impresso, já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas, boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 PATRÍCIA MAISA MINATTI MARSOLA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.