IMPACTOS DO DIVÓRCIO NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DA CRIANÇA JAÚ-SP
Palavras-chave:
Divórcio;, Desenvolvimento psicossocial, Infância.Resumo
O laço matrimonial ou amoroso que existe entre o casal, é a base para a manutenção da instituição familiar. Quando esse laço é rompido, na maioria dos casos, para dar lugar a um ambiente de grandes e recorrentes discussões ou até mesmo agressões, o bem-estar, a qualidade de vida e o desenvolvimento psicossocial e emocional da criança é colocado em risco. Nesse sentido, objetivo da pesquisa foi analisar a literatura científica acerca dos impactos negativos do divórcio no desenvolvimento psicossocial das crianças. De forma específica, buscou-se discutir aspectos do desenvolvimento infantil, o conceito ocidental de família, as formas como os processos de divórcio afetam os filhos e os desdobramentos da guarda compartilhada. O presente estudo tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório e qualitativo, realizada por meio do Google Scholar. Foram encontrados 103 artigos e de acordo com os critérios de inclusão, foram selecionados 15 materiais para análise. Dos resultados, verificou-se que o divórcio pode ter vários impactos negativos no desenvolvimento psicossocial das crianças, embora seja importante lembrar que cada criança pode reagir de maneira diferente e que muitos fatores, incluindo a qualidade do relacionamento parental pós-divórcio, podem influenciar no percurso do desenvolvimento da criança. Todavia, a mudança na configuração familiar pode levar a uma maior instabilidade emocional nas crianças, como o surgimento de sentimentos de raiva, tristeza, confusão e desesperança. Essas emoções são associadas à problemas comportamentais e dificuldades de aprendizagem. Sugere-se que as pesquisas futuras explorem a temática, considerando as diversas variáveis que abrangem o processo de divórcio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 ALISON FERNANDO BAVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.