A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO JUNTO AO PACIENTE COM CÂNCER EM CUIDADO PALIATIVO
Palavras-chave:
Cuidado paliativo, papel do psicólogo, câncerResumo
Segundo a OPAS - Organização Pan-Americana Da Saúde, (2020), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, com cerca de 9,6 milhões de mortes ocorridas em 2018. Isso exige um olhar mais atento às formas de tratamento, bem como às implicações físicas e emocionais para o paciente. Uma das práticas utilizadas como tratamento de câncer é o cuidado paliativo que devem ocorrer em conjunto com os cuidados padronizados, como por exemplo nos casos de pacientes com câncer que recebem tratamentos como quimioterapia e radioterapia (ESPINDOLA, 2017) e são capazes de atuar desde o diagnóstico até nas decisões em equipe (SANTOS, 2021). O presente estudo teve como principal objetivo investigar o papel do psicólogo no cuidado paliativo de pacientes com câncer, além de buscar compreender a atuação do psicólogo em equipe multiprofissional, bem como analisar de que maneira a dinâmica familiar pode influenciar esse trabalho junto aos pacientes em cuidados paliativos
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 BEATRIZ DE OLIVEIRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.