AS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA (ABA) NA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
Inclusão, Análise Comportamental Aplicada, Autismo.Resumo
O número de diagnósticos de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aumentado significativamente nos últimos anos, tonando-se ainda mais necessário estudos sobre o impacto desse transtorno e intervenções efetivas, a fim de promover a inclusão social e maximizar a qualidade de vida de todos, independentemente de suas limitações. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a realizar uma investigação em fontes bibliográficas para identificar como a Análise Comportamental Aplicada (ABA) tem sido utilizada no contexto da inclusão social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Identificou-se que a ABA é uma abordagem eficaz para promover a autonomia em indivíduos com TEA, desempenhando um papel crucial na ampliação do repertório de habilidades sociais e comportamentais, bem como na adaptação a mudanças no ambiente e na gestão das frustrações, melhorando o autocuidado e a integração social. Este estudo visou contribuir para a compreensão de como a ABA pode facilitar a inclusão de crianças com TEA em seu desenvolvimento social e educacional, melhorando assim a qualidade de vida e o bem-estar tanto de indivíduos que apresentam esse transtorno quanto de familiares e outras pessoas próximas a eles, contribuindo para a inclusão na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 BRUNA BALBINO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.