MOTOBOY, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E PSICOLOGIA
Palavras-chave:
Motoboy, Saúde mental, Precarização do trabalhoResumo
Nessa pesquisa, é abordada a transformação nas cidades brasileiras e a configuração do estilo de vida urbano, com destaque para a crescente importância da indústria automotiva no contexto econômico. As cidades tornaram-se centrais na economia capitalista devido à circulação de mercadorias, ao mesmo tempo em que a globalização do capital trouxe mudanças significativas no panorama socioeconômico e de trabalho, impulsionando o surgimento dos "motoboys" como uma classe profissional essencial na entrega de mercadorias. A "Gig economy" ganhou destaque, facilitada por aplicativos, mas suscitando preocupações sobre segurança no emprego e direitos trabalhistas. Os motoboys enfrentam riscos, incluindo estresse decorrente de prazos apertados e trânsito intenso. O aumento de trabalhadores autônomos nessa categoria está relacionado a mudanças na demanda por entregas rápidas, especialmente durante a pandemia de COVID-19, embora esses profissionais frequentemente não recebam a devida atenção das autoridades e empresas. A precarização do trabalho, a sobrecarga física e mental, são desafios enfrentados pelos motoboys, afetando sua saúde física e mental. Esse trabalho de conclusão de curso, por meio de uma revisão bibliográfica, busca aprofundar a compreensão das complexidades associadas à precarização do trabalho dos motoboys. O intuito principal é identificar e analisar as principais adversidades enfrentadas por esse grupo profissional, destacando os efeitos diretos e indiretos dessa precarização tanto na esfera da saúde pública quanto no âmbito psicológico dos indivíduos envolvidos
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 CARLOS VINICIUS DE GODOY

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.