ANÁLISE DE RENTABILIDADE EMPRESARIAL PELO MÉTODO DU PONT
Palavras-chave:
Contabilidade, Retorno, Investimentos, Rentabilidade, Indicadores.Resumo
No atual contexto corporativo, a análise contábil vem ganhando dia após dia mais destaque, dada a sua importância para a tomada de decisão, direcionador das empresas rumo ao sucesso. Dentro da análise contábil existe a ramificação para a análise de rentabilidade empresarial que explora o retorno dos investimentos da empresa e a partir disso torna possível a elaboração de melhorias e estratégias corporativas. Esta análise de rentabilidade torna-se exponencialmente eficiente quando formatada pela metodologia Du Pont, que foge da tradicional maneira de análise rentável e agrega mais componentes a análise, o que a torna mais completa, didática e competitiva. Existe certa escassez de pesquisas e popularidade a respeito deste tema no universo acadêmico e corporativo e por este motivo a realização deste trabalho se concretizou. O objetivo consiste na identificação das principais diferenças entre a análise de rentabilidade pelo método tradicional e mais utilizado contra a análise pelo método Du Pont, além do mais, o presente trabalho busca demonstrar a visão que é proporcionada aos usuários da contabilidade e interessados no bom desempenho rentável das corporações analisadas. As fontes de pesquisa para a construção deste trabalho foram compostas por pesquisa bibliográfica que compreendeu a consulta de livros, trabalhos e artigos acadêmicos relacionados ao tema, entre outros e também pelo levantamento de dados contábeis e mercadológicos das empresas Natura e O Boticário. A partir disso, com os resultados obtidos, confirmou-se a hipótese de que a Análise por meio da Metodologia Du Pont, além de calcular a rentabilidade da empresa, assim como os indicadores tradicionais ROA e ROE , consegue explicar e demonstrar o comportamento das empresas analisadas a partir da clareza que é possibilitada por meio da sua análise demonstrativa, já que na decomposição dos indicadores ROA e ROE o método Du Pont agrega os índices, chamados direcionadores da Análise Du Pont: Margem Líquida, Giro do Ativo e o Multiplicador de Alavancagem Financeira, tornando a análise muito mais fundamentada e explicativa dos fatores das empresas analisadas, favorecendo a tomada de decisão mais assertiva e a partir disso colaborando com o norteamento das entidades a maximização dos seus lucros.
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