ANÁLISE DE RENTABILIDADE EMPRESARIAL PELO MÉTODO DU PONT

Autores

  • ANA PAULA MARIANO

Palavras-chave:

Contabilidade, Retorno, Investimentos, Rentabilidade, Indicadores.

Resumo

No atual contexto corporativo, a análise contábil vem ganhando dia após dia mais destaque, dada a sua importância para a tomada de decisão, direcionador das empresas rumo ao sucesso. Dentro da análise contábil existe a ramificação para a análise de rentabilidade empresarial que explora o retorno dos investimentos da empresa e a partir disso torna possível a elaboração de melhorias e estratégias corporativas. Esta análise de rentabilidade torna-se exponencialmente eficiente quando formatada pela metodologia Du Pont, que foge da tradicional maneira de análise rentável e agrega mais componentes a análise, o que a torna mais completa, didática e competitiva. Existe certa escassez de pesquisas e popularidade a respeito deste tema no universo acadêmico e corporativo e por este motivo a realização deste trabalho se concretizou. O objetivo consiste na identificação das principais diferenças entre a análise de rentabilidade pelo método tradicional e mais utilizado contra a análise pelo método Du Pont, além do mais, o presente trabalho busca demonstrar a visão que é proporcionada aos usuários da contabilidade e interessados no bom desempenho rentável das corporações analisadas. As fontes de pesquisa para a construção deste trabalho foram compostas por pesquisa bibliográfica que compreendeu a consulta de livros, trabalhos e artigos acadêmicos relacionados ao tema, entre outros e também pelo levantamento de dados contábeis e mercadológicos das empresas Natura e O Boticário. A partir disso, com os resultados obtidos, confirmou-se a hipótese de que a Análise por meio da Metodologia Du Pont, além de calcular a rentabilidade da empresa, assim como os indicadores tradicionais ROA e ROE , consegue explicar e demonstrar o comportamento das empresas analisadas a partir da clareza que é possibilitada por meio da sua análise demonstrativa, já que na decomposição dos indicadores ROA e ROE o método Du Pont agrega os índices, chamados direcionadores da Análise Du Pont: Margem Líquida, Giro do Ativo e o Multiplicador de Alavancagem Financeira, tornando a análise muito mais fundamentada e explicativa dos fatores das empresas analisadas, favorecendo a tomada de decisão mais assertiva e a partir disso colaborando com o norteamento das entidades a maximização dos seus lucros.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

MARIANO, A. P. (2024). ANÁLISE DE RENTABILIDADE EMPRESARIAL PELO MÉTODO DU PONT. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/701

Edição

Seção

Ciências Contábeis

Categorias