DESAFIOS DE PLANEJAR UM E-COMMERCE DE UM NEGÓCIO ONLINE DO SEGMENTO ARTESANAL
Palavras-chave:
Comércio Online., Marketing Digital, Business to Consumer, Site., Clientes.Resumo
O e-commerce tem se expandido e ganhando mercado de maneira acelerada nos últimos anos, principalmente após a chegada da pandemia do novo coronavírus. Devido a sua crescente representatividade, conhecer este mercado torna-se essencial para aqueles que desejam aderir ao comércio eletrônico, de maneira que sejam reconhecidos todos os riscos e oportunidades existentes. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar os principais desafios do planejamento de implementação de um e-commerce para uma loja do segmento artesanal e, para isso, apresentar o que é o e-commerce e como funciona, identificar as principais necessidades da loja estudada, analisar as plataformas de e-commerce que melhor se encaixem às necessidades do negócio, além de apresentar quais as principais dificuldades envolvidas. A metodologia está baseada em uma pesquisa de campo, em uma loja existente através das redes sociais, na qual foi feita toda a análise das necessidades, riscos e oportunidades no que diz respeito a adesão do e-commerce. A análise de três diferentes opções de plataformas disponíveis no mercado foi feita com o objetivo de encontrar a que melhor se encaixa ao perfil levantado da loja estudada, e das quais somente uma foi escolhida de acordo com as necessidades identificadas. Apesar de apresentar diferentes dificuldades, a implementação de um e-commerce traz ao negócio diferentes vantagens e benefícios, além da possibilidade de uma maior fixação da marca, desde que haja um planejamento detalhado e bem estruturado por parte dos envolvidos.
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