FERROGRÃO:

ANÁLISE DO PROJETO

Autores

  • ANTHONY ALVES PEREIRA
  • PAULO EDUARDO GAIDO GRIZZO
  • RAFAEL SORMANI FALSARELLA LYRA

Palavras-chave:

Transporte Rodoviário, Impactos Econômicos, Escoamento de grãos.

Resumo

O projeto Ferrogrão surge como uma resposta à necessidade de melhorias no transporte de cargas no Brasil, visando aliviar a sobrecarga nas vias rodoviárias. Com uma extensão de 1.142 km, a ferrovia conectará Sinop, no Mato Grosso, ao porto de Miritituba, no Pará, possibilitando o escoamento eficiente de grãos, especialmente soja e milho, do centro-oeste para os portos do norte do país. Contudo, o impacto econômico do transporte rodoviário atual é notável, representando até 35% do preço da soja no mercado internacional durante a colheita. Entretanto, debates sobre a viabilidade econômica e os possíveis impactos socioambientais da Ferrogrão são evidenciados. Preocupações com implicações nas bacias dos rios Xingu e Tapajós, áreas cruciais para conservação florestal e comunidades indígenas, levantam questões sobre os impactos ambientais da linha férrea. Este estudo analisa criticamente o contexto atual do transporte no Brasil, discutindo os desafios enfrentados e os benefícios propostos pela Ferrogrão. Ao mesmo tempo, destaca a necessidade de considerar cuidadosamente os impactos socioambientais e econômicos associados à implementação desse projeto.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

PEREIRA, A. A., GRIZZO, P. E. G., & LYRA, R. S. F. (2024). FERROGRÃO:: ANÁLISE DO PROJETO. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/731

Edição

Seção

Administração

Categorias