FERROGRÃO:
ANÁLISE DO PROJETO
Palavras-chave:
Transporte Rodoviário, Impactos Econômicos, Escoamento de grãos.Resumo
O projeto Ferrogrão surge como uma resposta à necessidade de melhorias no transporte de cargas no Brasil, visando aliviar a sobrecarga nas vias rodoviárias. Com uma extensão de 1.142 km, a ferrovia conectará Sinop, no Mato Grosso, ao porto de Miritituba, no Pará, possibilitando o escoamento eficiente de grãos, especialmente soja e milho, do centro-oeste para os portos do norte do país. Contudo, o impacto econômico do transporte rodoviário atual é notável, representando até 35% do preço da soja no mercado internacional durante a colheita. Entretanto, debates sobre a viabilidade econômica e os possíveis impactos socioambientais da Ferrogrão são evidenciados. Preocupações com implicações nas bacias dos rios Xingu e Tapajós, áreas cruciais para conservação florestal e comunidades indígenas, levantam questões sobre os impactos ambientais da linha férrea. Este estudo analisa criticamente o contexto atual do transporte no Brasil, discutindo os desafios enfrentados e os benefícios propostos pela Ferrogrão. Ao mesmo tempo, destaca a necessidade de considerar cuidadosamente os impactos socioambientais e econômicos associados à implementação desse projeto.
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Copyright (c) 2024 ANTHONY ALVES PEREIRA, PAULO EDUARDO GAIDO GRIZZO, RAFAEL SORMANI FALSARELLA LYRA

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