IDENTIFICAÇÃO E MEDIDAS PRISIONAIS PARA O PSICOPATA
Palavras-chave:
Sistema prisional, Reforma psiquiátrica, Direito Penal.Resumo
O presente trabalho tem como finalidade de estudo uma nova sistemática com intuito de estudar os tipos de penas aplicáveis aos psicopatas, vigente em nosso ordenamento e todos os tipos de psicopatias existentes na sociedade. Através deste estudo contribuiremos para o entendimento de comportamentos encontrados na sociedade, os quais possibilitará aos leigos reconhecerem o comportamento de um psicopata. Reconhece-se, a complexidade do tema proposto, por englobar duas áreas que, são distintas, principalmente no que toca aos conflitos existentes entre elas, ou seja, a interpretação e a correlação do tratamento imposto, através do instituto da medida de segurança, tem que obedecer ao princípio da dignidade humana, assegurando o direito ao tratamento digno e adequado nos manicômios judiciais. Pretende-se apresentar alternativas de tratamento que possam garantir a proteção dos direitos fundamentais dos portadores de distúrbios psíquicos e a necessidade de uma verdadeira reforma psiquiátrica a partir da conceituação da pena e das unidades de custódia de pessoas penalmente imputáveis e inimputáveis. As técnicas de pesquisa aplicadas entre documental, bibliográfica por meio de artigos, leis, Revista Eletrônica de Ciências Jurídicas, e base em livros como Arbex (2011), Baratta (2008), Daynes e Fellows (2012), Casoy (2004) entre outros no referencial teórico do estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RENAN CÍCERO DA SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.