FORMAÇÃO DOCENTE E O PROFESSOR REFLEXIVO

UM ESTUDO ENVOLVENDO A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS COMUNICATIVOS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • BIANCA PRISCILA HERRERA

Palavras-chave:

Formação de professores, Reflexão., Abordagem comunicativa

Resumo

Atualmente, uma crise de confiança no conhecimento profissional tem sido observada por críticos e teóricos, na medida em que os conhecimentos científicos e técnicos adquiridos por profissionais em formação não se mostram suficientes para prepara-los para as competências exigidas pela prática profissional. O mesmo ocorre com a formação de professores no Brasil. O estudo em questão tem como objetivo identificar como a reflexão, em forma de ação sistematizada e introduzida em contextos de formação de professores, pode contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais que possibilitem a compreensão e a condução de uma prática docente efetiva. Propõe-se, para isso, a concretização de uma pesquisa bibliográfica, cuja discussão envolve a formação de professores no Brasil, o ensino prático reflexivo e a utilização de abordagens de ensino por professores de línguas estrangeiras, mais especificamente a abordagem comunicativa. Além da revisão bibliográfica sobre o tema, o estudo apresenta uma discussão acerca de vivência reflexiva em um curso de formação direcionado à elaboração de unidades didáticas para o ensino de Língua Inglesa para crianças, com a finalidade de exemplificar a formação do professor reflexivo de maneira concreta. A atitude reflexiva é identificada nesse estudo como uma competência essencial ao sucesso profissional da prática docente, que deve ser adquirida durante a formação inicial e aprimorada através da formação continuada, visto que permite reflexões e reformulações diárias das ações do professor, por processos de tentativas e erros, até que esse possua as habilidades necessárias para conduzir a sua prática de maneira efetiva.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

HERRERA, B. P. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE E O PROFESSOR REFLEXIVO: UM ESTUDO ENVOLVENDO A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS COMUNICATIVOS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/815

Edição

Seção

Letras

Categorias