A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO JAHU
Palavras-chave:
Leitura, Desenvolvimento do leitor crítico, Literatura.Resumo
No processo de desenvolvimento do leitor crítico é fundamental conhecer as características e os resultados advindos das diversas concepções de leitura, ter a ciência do significado da palavra crítica ao estar associada à formação leitora e ter acesso à literatura. O objetivo do trabalho é discutir e compreender como a leitura é o fator primordial para a formação do sujeito
crítico, identificando os possíveis fatores que favorecem ou dificultam os resultados esperados no processo de ensino- aprendizagem da leitura. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica em bases de dados e acervos como livros e artigos científicos. Na análise qualitativa dos resultados, observa-se que a leitura é o caminho para o desenvolvimento da criticidade, esta é uma competência imprescindível para viver em sociedade. Porém, para que haja a formação crítica é necessário que os professores sigam a concepção de leitura interacionista, planejem as aulas de leitura e apresentem inúmeros gêneros textuais aos alunos. Entre os fatores que dificultam o desenvolvimento crítico, estão: as metodologias, a concepção equivocada de leitura, o desconhecimento do significado da palavra crítica, o planejamento e o desinteresse dos discentes. A leitura precisa ser um processo de interação entre o leitor – texto- autor. O leitor crítico é aquele que interage com as informações do texto e chega à mensagem que o autor quis passar, é aquele que consegue fazer a leitura crítica dos textos e do mundo. A leitura provoca uma mudança no leitor, o qual, mais tarde, provocará uma mudança no mundo. A leitura faz com que o sujeito seja crítico ao ler a própria realidade. Para ser ativo e crítico ao viver em sociedade, os alunos precisam ter acesso à literatura. A qual é vista como uma aliada na formação do leitor crítico, pois ela representa a sociedade. A literatura tem a capacidade de humanizar os sujeitos, fazendo com que eles leiam de forma crítica o mundo a sua volta, e por isso, ela é vista como um instrumento de educação. A leitura desenvolve a criticidade à medida que faz o leitor inferir, refletir, questionar, analisar, compreender, solucionar, transformar e criar. Estas são competências que podem moldar tanto a personalidade, como a realidade do leitor. A leitura é um caminho, e a literatura é um instrumento, as duas propiciam um futuro leitor mais crítico.
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