OS DESAFIOS E AS MUDANÇAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA JAHU
Palavras-chave:
Pandemia., Ensino Remoto., Metodologia Ativa.Resumo
O presente trabalho tem o intuito de discorrer sobre as mudanças e os desafios impostos no cenário educacional brasileiro diante do surgimento da pandemia da COVID-19, em virtude da necessidade do isolamento social diante do alto grau de contaminação e letalidade do novo coronavírus. Dessa forma, foi preciso alterar a rotina escolar subitamente, de modo que as atividades até então desempenhadas de maneira presencial precisaram ser alteradas. O estudo se justifica no atual cenário social diante da necessidade de discutir a respeito das mudanças abruptas ocorridas e da exigência repentina dos professores buscarem novas metodologias ativas para a continuidade das aulas, de forma remota; além de pontuar a respeito de dificuldades enfrentadas tanto pelos educadores quanto pelos educandos. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de raciocínio dedutivo, aprofundando, posteriormente, em uma análise específica sobre o assunto através da pesquisa bibliográfica. O trabalho tem como objetivo geral realizar um breve histórico a respeito do contexto da educação no Brasil, bem como conceituar o ensino remoto e as realidades e desafios enfrentados pela comunidade escolar, buscando contribuir para que as adversidades impostas pelo cenário atual possam ser enfrentadas com a aceitação do que é colocado como novo. Ao fim, notou-se o ensino remoto favorece a adoção de novas metodologias ativas e que elas podem contribuir para que todos os envolvidos no processo educacional repensem as práticas pedagógicas para o cenário pós-pandemia, reinventando os espaços e o tempo escolar, mas com uma formação e capacitação dos professores para que estejam aptos à implementação desses novos recursos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 LEONARDO RAFAEL OCON

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.