DIFERENTES METODOLOGIAS PARA O ENSINO DO KARATÊ-DO SHOTOKAN

Autores

  • VICTOR HENRIK LEMOS DE PROENÇA
  • MARIANA HELOISA MANZATO

Palavras-chave:

Karatê – do Shotokan, Artes Marciais, Diferentes metodologias de ensino

Resumo

O termo luta possui inúmeros significados, nos quais se enquadra os embates físicos e corporais, muitas vezes sendo característicos das artes marciais. As artes de combate possuem inúmeras terminologias, não havendo um consenso em como elas podem ser empregadas, sendo classificadas em: Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate. O Karatê Shotokan como se conhece atualmente, foi criado pelo Mestre Gichin Funakoshi, e teve em seu passado uma forte influência do estilo de luta praticado na ilha de Okinawa (Japão), denominado de To-dê (Okinawa-tê). Esse estilo de karatê possuía três escolas base, com técnicas e movimentos diferentes entre elas, essas eram: Naha-te, Shuri-te e Tomari-te que representavam cidades da ilha de Okinawa respectivamente. Mestre Funakoshi, conhecido como pai do karatê moderno, recebeu grande influência do Okinawa-tê, principalmente da escola Shuri-te, para o desenvolvimento desse novo formato de arte marcial. O Karatê- do Shotokan é composto por três métodos de ensino, que podem ser chamados de os três K (Kihon, Kata e Kumite).

Downloads

Publicado

15.10.2024

Como Citar

PROENÇA, V. H. L. D., & MANZATO, M. H. (2024). DIFERENTES METODOLOGIAS PARA O ENSINO DO KARATÊ-DO SHOTOKAN. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/954

Edição

Seção

Educação Física

Categorias