DIFERENTES METODOLOGIAS PARA O ENSINO DO KARATÊ-DO SHOTOKAN
Palavras-chave:
Karatê – do Shotokan, Artes Marciais, Diferentes metodologias de ensinoResumo
O termo luta possui inúmeros significados, nos quais se enquadra os embates físicos e corporais, muitas vezes sendo característicos das artes marciais. As artes de combate possuem inúmeras terminologias, não havendo um consenso em como elas podem ser empregadas, sendo classificadas em: Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate. O Karatê Shotokan como se conhece atualmente, foi criado pelo Mestre Gichin Funakoshi, e teve em seu passado uma forte influência do estilo de luta praticado na ilha de Okinawa (Japão), denominado de To-dê (Okinawa-tê). Esse estilo de karatê possuía três escolas base, com técnicas e movimentos diferentes entre elas, essas eram: Naha-te, Shuri-te e Tomari-te que representavam cidades da ilha de Okinawa respectivamente. Mestre Funakoshi, conhecido como pai do karatê moderno, recebeu grande influência do Okinawa-tê, principalmente da escola Shuri-te, para o desenvolvimento desse novo formato de arte marcial. O Karatê- do Shotokan é composto por três métodos de ensino, que podem ser chamados de os três K (Kihon, Kata e Kumite).
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 VICTOR HENRIK LEMOS DE PROENÇA, MARIANA HELOISA MANZATO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.