IRISINA:

UM HORMÔNIO SECRETADO NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Autores

  • Camila Fernanda de Oliveira Brombini

Palavras-chave:

browning, exercício físico, irisina

Resumo

Introdução: A miocina Irisina proporciona principalmente uma melhora na homeostase metabólica e a perda de peso, entre outros benefícios em estudo. Estas miocinas são estimuladas através do exercício físico, produzidas e liberadas pelo músculo esquelético que tem funções endócrinas, metabólicas e cognitivas. Elas participam como mensageiras dos: músculos, tecido adiposo, fígado, coração, cérebro e vasos sanguíneos.
Objetivo: Descrever os principais achados relacionados aos benefícios da Irisina, por meio de uma revisão de literatura.
Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando 73 artigos, através de vários bancos de dados, considerando apenas artigos e livros publicados nos últimos vinte e três anos (1997 a 2019).
Resultados: Foram encontrados resultados convergentes e divergentes quanto a irisina e a correlação entre doenças metabólicas, degenerativas e osteoarticulares, selecionando os mais relevantes. Foi demonstrado que, o exercício aeróbico é mais positivo nos efeitos da irisina para com obesos. Encontraram resultados benéficos para a memória e plasticidade sináptica.
Conclusão: Vários estudos mostraram os benefícios da liberação de irisina na prática de exercícios físicos, sendo assim cada vez mais a importância dos exercícios físicos na vida das pessoas.

Downloads

Publicado

16.10.2024

Como Citar

Brombini, C. F. de O. (2024). IRISINA:: UM HORMÔNIO SECRETADO NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/968

Edição

Seção

Educação Física

Categorias