IRISINA:
UM HORMÔNIO SECRETADO NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Palavras-chave:
browning, exercício físico, irisinaResumo
Introdução: A miocina Irisina proporciona principalmente uma melhora na homeostase metabólica e a perda de peso, entre outros benefícios em estudo. Estas miocinas são estimuladas através do exercício físico, produzidas e liberadas pelo músculo esquelético que tem funções endócrinas, metabólicas e cognitivas. Elas participam como mensageiras dos: músculos, tecido adiposo, fígado, coração, cérebro e vasos sanguíneos.
Objetivo: Descrever os principais achados relacionados aos benefícios da Irisina, por meio de uma revisão de literatura.
Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando 73 artigos, através de vários bancos de dados, considerando apenas artigos e livros publicados nos últimos vinte e três anos (1997 a 2019).
Resultados: Foram encontrados resultados convergentes e divergentes quanto a irisina e a correlação entre doenças metabólicas, degenerativas e osteoarticulares, selecionando os mais relevantes. Foi demonstrado que, o exercício aeróbico é mais positivo nos efeitos da irisina para com obesos. Encontraram resultados benéficos para a memória e plasticidade sináptica.
Conclusão: Vários estudos mostraram os benefícios da liberação de irisina na prática de exercícios físicos, sendo assim cada vez mais a importância dos exercícios físicos na vida das pessoas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Fernanda de Oliveira Brombini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.