ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE
REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Câncer De Pele, Enfermagem, Educação Em Saúde, Radiação Ultravioleta.Resumo
O câncer de pele é a neoplasia mais comum no Brasil e no mundo, fortemente associado à exposição excessiva ao sol e fatores genéticos. A radiação ultravioleta, especialmente UVA e UVB, contribui para o aumento da incidência de câncer de pele, mas o diagnóstico precoce permite altas taxas de cura, apesar dos danos locais que podem ocorrer. Objetivo: Investigar a contribuição dos enfermeiros na prevenção do câncer de pele. Método: Revisão Narrativa, a partir dos critérios de inclusão foram analisados 11 artigos publicados dos últimos 13 anos. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a maio de 2024. Resultados: Enfermeiros são fundamentais na prevenção do câncer de pele, promovendo o uso de protetor solar, diagnóstico precoce e orientando autoexames. Suas ações visam reduzir a exposição ao sol e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Conclusão: A atuação do enfermeiro na prevenção e cuidado do câncer de pele é essencial, abrangendo educação sobre proteção solar, detecção precoce por meio de exames e autoexame, além de suporte no tratamento e reabilitação. Ele promove hábitos saudáveis, auxilia no diagnóstico e oferece apoio contínuo aos pacientes, garantindo cuidados integrados e humanizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 JOÃO DAVI GARCIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.