APRESENTAÇÃO

Edição Nº12 Ano 2015



A Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú (RECIFIJA) é um periódico de natureza técnico-científica que tem o propósito de difundir as produções de pesquisadores, profissionais e discentes, de Graduação e Pós-Graduação, das diferentes áreas de conhecimento. A análise dos materiais encaminhados para publicação é realizada por dois avaliadores especialistas, podendo ser complementada por um terceiro avaliador, se necessário. A Revista é publicada exclusivamente em ambiente virtual, no endereço eletrônico das Faculdades Integradas de Jaú, podendo ser acessada de forma aberta por todos os interessados.


EDITORIAL 2015



 

A Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú é o recurso oficial da Instituição para estimular a divulgação da sua produção científica. Tem a função de promover reflexões e o debate acadêmico entre discentes e docentes nas diversas áreas do conhecimento.

Sua missão é a de publicar artigos científicos, bem como resumos de trabalhos apresentados no Encontro de Iniciação Científica e Pesquisa das FIJ, podendo trazer resenhas, comunicações, relatos de experiências e resumos de teses e dissertações. Apresenta periodicidade anual e divulgação por meio eletrônico, o que possibilita a acesso da Revista a toda a comunidade acadêmica, de uma maneira mais democrática.

O material publicado pode contribuir de forma efetiva na expansão do conhecimento, aprimorando os saberes consolidados durante a formação acadêmica discente, além de promover o desenvolvimento dos profissionais dos diversos cursos oferecidos pelas FIJ e da sociedade como um todo.

Com a publicação do edição número 12 da Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú tem-se a manutenção da valorização desse canal de promoção da ciência nos mais variados aspectos. Tal valorização centra-se na garantia da qualidade e na amplitude das contribuições científicas.

Essa publicação incentiva toda a equipe das FIJ em colaborar com a difusão do conhecimento, mantendo um convite permanente à exposição dos resultados de pesquisas e estudos, fortalecendo-se como espaço de descobertas e de avanços.

 

Prof. Dr. Wanderlei Sebastião Gabini
Coordenação Editorial



Sumário




Pesquisar por autores disponíveis(Inicial)

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


Pesquisar por Curso

Administração

Ciências Contábeis

Comuncação Social

Direito

Educação Física

Enfermagem

Jornalismo

Letras

Pedagogia

Psicologia


Pesquisar por autores disponíveis (Inicial)

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


Pesquisar por Curso

Administração

Ciências Contábeis

Comuncação Social

Direito

Educação Física

Enfermagem

Jornalismo

Letras

Pedagogia

Psicologia

 

EXPEDIENTE

A Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú – RECIFIJA – ISSN 1806-5589, é publicada ambiente virtual e permite acesso livre por meio do endereço eletrônico http://integradas.fundacaojau.edu.br/revista-cientifica. Seu objetivo é a divulgação de artigos, trabalhos de professores, pesquisadores e discentes, de todo o país e do exterior, sendo os posicionamentos apresentadas nos artigos de inteira responsabilidade de seus autores. Sua veiculação acontece desde 2004 e as avaliações dos artigos são realizadas por membros do Conselho Editorial, podendo ser feitas por avaliadores externos; são duas avaliações por artigo e, se necessário, uma terceira avaliação, caso exista divergência de parecer entre as duas iniciais.

 

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL “DR. RAUL BAUAB” – JAHU

Dr Raul Bauab Filho
Presidente da Mantenedora

Prof. Dr. Wanderlei Sebastião Gabini
Diretor das Faculdades Integradas de Jaú

Profª Drª Clotilde de Almeida A. Murakava
Vice-Presidente da Mantenedora
Prof. Dr. Rui Carvalho Piva
Vice-Diretor das Faculdades Integradas de Jaú

 

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE JAÚ

Prof. Dr. Wanderlei Sebastião Gabini
Coordenador do Instituto Superior de Educação
 

Profª Dra Adriana Campos Meiado
Coordenadora do Curso de Psicologia
Prof. Ma. Nathalia Mariah Mazzeo Issa Vieira
Coordenador do Centro de Ciências Jurídicas
 
Prof. Me. José Rafael Pena
Coordenador do Curso de Administração
Profª Ma Renata Cristina Oliveira Souza Castro
Coordenadora do Curso de Enfermagem
 
Prof. Me. Ademir Testa Junior
Coordenador do Curso de Educação Física
Profª Ma Bianca Giordana Zaniratto
Coordenadora do Curso de Comunicação Social
 
Prof. Me. Tiago Rogério Ortolani
Coordenador do Curso de Ciências Contábeis

 

CONSELHO EDITORIAL 2015

Ademir Testa Júnior
Prof. Me. Universidade Del Salvador
 
Hilton Aparecido Garcia
Prof. Dr. USP
 
Adriana Campos Meiado
Profª. Drª  UNESP - Araraquara
 
Marcelo Mott Peccioli Paulini
Profª Dr. UNICAMP
 
Ana Paula Pacheco Moraes Maturana
Profª Drª UFSCAR - São Carlos
 
Márcia Cristina Vicari
Profª. Drª UFSCar - São Carlos
 
Bianca Giordana Zaniratto
Profª. Ma. UNESP - Bauru
 
Moacyr Caram Júnior
Prof. Dr. PUC - São Paulo
 
Célia Regina Auler Pereira Furuta
Profª Ma. UNESP - Bauru
 
Nathalia Mariah Mazzeo Issa Vieira
Profª. Ma. UEL - Londrina
 
Cleusa Camilo Atique
Profª Drª FMRP - USP
 
Renata Cristina Oliveira Souza Castro
Profª. Ma. Unicamp
 
Elaine Cristina Gardinal Pizato
Profª Drª USP - Ribeirão Preto
 
Rosária Cristina Costa Ribeiro
Profª. Drª UNESP - Araraquara
 
Grasiela Lima
Profª Drª UNESP - Araraquara
Solimar Guindo Messias Bonjardim
Profª Drª UFS - Sergipe

 

COORDENAÇÃO EDITORIAL
Wanderlei Sebastião Gabini

Prof. Dr. UNESP - Bauru

 

Revisor de Português: Profª Ma. Patrícia Alessandra Mangili
Periodicidade: Anual
Secretaria/Produção Editorial: Priscila Jorge de Oliveira

 


R297


RECIFIJA: Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú – v.12, n.1 (2015). / Jaú. Fundação Educacional “Dr.Raul Bauab” – JAHU / Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.


Anual, v.12, n.1, 2015      ISSN – 1806-5589


1- Estudos Científicos Periódicos. 2. Núcleos de ensino, Pesquisa e Extensão - periódicos. I. Faculdades Integradas de Jaú. Fundação Educacional “Dr. Raul Bauab” - JAHU II.Título

CDD 001.42

As ideias emitidas nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores. 
É permitida a reprodução dos artigos desde que citada a fonte.
Catalogação na fonte Bibliotecária: Yone da Silva – CRB 8/7465

ORIENTAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO NA RECIFIJA

A Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú, (RECIFIJA), apresenta as seguintes seções: Editorial; Artigos de Pesquisa; Revisão; Reflexão; Relatos de experiências; Resumos de teses, dissertações, monografias ou temas livres; Biografias; Notícias das Faculdades Integradas; Página do estudante; Resenhas e Cartas.

- Artigos de Pesquisa: relato de investigação concluída (até 15 páginas).
- Resumos de Temas Livres
- Revisão: reunião dos principais fatos e idéias publicados sobre um determinado tema. Busca achados controvertidos para crítica e apresenta sua própria interpretação das informações (até 10 páginas).
- Reflexão: consideração teórica sobre as atividades práticas (até 6 páginas).
- Relato de experiência: descrição de experiências na área de especialidade (até 10 páginas).
- Biografia: história de vida de pessoa que tenha contribuído para o desenvolvimento das áreas desenvolvidas na Instituição (até 2 páginas).
- Resenha: análise de obra recentemente publicada (até 2 páginas)
- Cartas: abordagem de temas relacionados à RECIFIJA, em texto objetivo e assinado pelo remetente (até 15 linhas).

A RECIFIJA aceita trabalhos redigidos em língua portuguesa, espanhola e inglesa.
Os trabalhos deverão vir acompanhados de ofício identificando o nome dos autores, titulação, local de trabalho, cargo atual, endereço completo (incluindo o eletrônico) e indicação de um dos autores como responsável pela correspondência.

O aceite para publicação estará condicionado à concessão dos direitos autorais e exclusividade de publicação, o que deverá ser expresso em ofício encaminhado à Revista e assinado pelos autores. A RECIFIJA assegura o anonimato dos autores e consultores no processo de avaliação. 

Os trabalhos serão avaliados pelo Conselho Editorial, os quais são responsáveis pelo aceite e recusa. Os membros avaliadores poderão sugerir modificações, o que não significa aceite definitivo. 
Para publicação, além do atendimento a estas normas, serão considerados: atualidade, originalidade (inovação) e relevância do tema, consistência científica, profundidade, clareza e respeito às normas éticas. Os trabalhos recusados não serão devolvidos e os autores receberão parecer sobre os motivos da recusa.

Os conceitos emitidos no trabalho, bem como a fidedignidade, adequação e procedência das citações bibliográficas, são de exclusiva responsabilidade dos autores.
Nas pesquisas que envolvem seres humanos, os autores deverão deixar claro: se o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), bem como o número do processo de aprovação e instituição a que pertence o CEP.

A RECIFIJA não publica ilustrações coloridas, devendo as mesmas ser apresentadas em preto e branco.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

A RECIFIJA recomenda que os trabalhos sigam às orientações que se baseiam as normas IBGE – para elaborar tabelas; e ABNT – para os demais itens.

1 Formatação

Os trabalhos deverão ser encaminhados ao editor, em 2 vias, juntamente com o respectivo arquivo digital editado em Word for Windows 98 ou mais recente, fonte Arial 12, digitados em espaço 1½ , com margens: 3cm para superior e esquerda; e 2cm inferior e direita, e configurar tamanho de papel para A4.

As ilustrações devem ser enviadas soltas, em envelope próprio, sendo que o total das mesmas não deverá exceder ¼ do espaço ocupado pelo artigo. As fotografias devem vir, preferencialmente, em cópia por scanner de alta resolução, identificando no verso, a lápis, o título do artigo, sua seqüência e posição no texto. Os gráficos e as tabelas em preto e branco poderão vir digitados no corpo do trabalho.

2 Primeiras páginas

- Título no idioma do texto: retratar o conteúdo do trabalho de forma concisa, não excedendo 10 palavras. 
- Autoria: apresentar o nome completo de todos os autores. Indicar, em nota de rodapé codificados por asteriscos, seu título universitário e cargo ocupado. Para isso, no Word, posicionar o cursor no local que remeterá à nota, após o 1° autor, clicar em: Inserir / Notas / Personalizada / *, ... / OK.
- Resumo: do tipo informativo, com limite mínimo de 80 e máximo de 120 palavras, em português e inglês (abstract) ou espanhol (resumen), estes últimos em itálico. Sintetizar proposições, tipo do estudo, referencial teórico, metodologia, sujeitos e resultados(6,7). Não fazer citações, já que resumo é texto independente do corpo do trabalho e de suas referências.
- Palavras - Chave: Abaixo do resumo, indicar de 3 a 5 termos que identifiquem o tema, limitando-se aos descritores recomendados.

3 Páginas subsequentes

- Estrutura: as partes do trabalho denominadas pré-textuais (RESUMO, ABSTRACT, RESUMEN) e pós-textuais (REFERÊNCIAS e APÊNDICES), devem ter seus títulos centralizados e sem numeração. Anexos (complementos adicionados sem participação dos autores do trabalho) não serão aceitos. O texto, iniciando pela Introdução e avançando até as Conclusões/Considerações Finais, deve ter os títulos de suas seções: curtos; numerados progressivamente em algarismos arábicos; e alinhados à esquerda. 
- Tabelas: devem conter dados representativos que contribuam para a qualificação do texto, numeradas com algarismos arábicos, título em letras minúsculas e sem grifo.
- Ilustrações: (figuras, quadros, desenhos, gráficos, etc.) devem apresentar “sua identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos [...] de forma breve e clara” em letras minúsculas, e sem grifo.
- Apêndices: usados somente se necessário à compreensão do trabalho, devem conter o mínimo de páginas (que serão computadas como parte do texto) e localizar-se após as referências.
- Agradecimentos: ao final do artigo como nota editorial.
- Erratas: os pedidos de correção deverão ser encaminhados num prazo máximo de 30 dias após a publicação do periódico.