OS MÉTODOS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS E AS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES SÃO DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DE VALORES EM CRIANÇAS

Autores

  • Isabella Ramos
  • João Pedro Gomes
  • Morgana Casale Ferreira
  • Ademir Testa Junior

Palavras-chave:

ESPORTES COLETIVOS, INICIAÇÃO ESPORTIVA, MÉTODOS DE ENSINO

Resumo

Introdução: A iniciação esportiva é um campo de trabalho que carrega diferentes questões associadas à educação e, por isso, direcionadas à sua importância em relação às aprendizagens conceituais e atitudinais indispensáveis à compreensão e à vida em sociedade. Objetivo: Descrever e relacionar as percepções dos participantes das aulas de esportes sobre a sua prática, o entendimento teórico e prático dos professores sobre o próprio trabalho pedagógico e a predominância metodológica da aula aplicada. Método: A pesquisa foi realizada de forma direta, através da aplicação de um questionário com perguntas relacionadas ao esporte, para alunos e professores, além de um relatório de observação. Participaram da pesquisa 40 crianças, sendo 2 meninas e 38 meninos e 5 professores. Os dados foram organizados por escola esportiva, de forma que se identificaram três aspectos: as percepções do professor sobre o próprio trabalho com o esporte, as percepções dos alunos sobre o esporte enquanto participante das aulas de determinado professor e as características metodológicas observadas pelo grupo de pesquisadores nas aulas. Logo os três aspectos foram associados, a fim de estabelecer pontos de convergência entre o tipo de trabalho desenvolvido e as construções atitudinais sobre o esporte por parte das crianças. A partir da análise qualitativa das respostas e da observação, foi estabelecida a proporção quantitativa das ocorrências identificadas, analisando, inclusive, as diferenças dessas proporções. Resultados e discussão: O estudo mostrou que a maioria dos professores foram atletas infantis e juvenis (60%); que os professores disseram conhecer a metodologia global-funcional e analítico-sintético (80%); a maior parte dos professores relataram conhecer a metodologia analítica, global e mista (40%); os métodos mais utilizados pelos professores nas aulas foram analítico, global e misto (40%); como aspectos essenciais para as aulas de esporte, a maioria dos professores elegeu os jogos/brincadeiras pré-desportivos (60%); e segundo eles, o objetivo principal das aulas é formar cidadãos (60%). Diante da escolha em vencer ou participar da partida de esportes, a maioria das crianças optaram por participar (57,5%). Considerações finais: a pesquisa revelou a importância de se desenvolver mais estudos que relacionem as formas de ensino ao seu potencial para a geração de resultados em aprendizagem e formação para a vida. Isso porque, o fato de as individualidades de cada criança serem levadas em conta, além da intencionalidade do professor e a forma como o conhecimento será compartilhado, parece ser determinante na formação do aluno.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

RAMOS, I.; GOMES, J. P.; FERREIRA, M. C.; TESTA JUNIOR, A. OS MÉTODOS DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS E AS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES SÃO DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DE VALORES EM CRIANÇAS. Anais do Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas de Jaú, Jaú, Brasil, v. 20, 2023. Disponível em: https://portal.fundacaojau.edu.br:4433/journal/index.php/enic/article/view/291. Acesso em: 23 maio. 2024.