JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
O ACESSO AO DIREITO FUNDAMENTAL POR VIAS JUDICIAIS
Palavras-chave:
Judicialização da saúde, Direitos e garantias fundamentais, Direitos sociaisResumo
A presente monografia tem como objetivo compreender brevemente o que é e quais são os
direitos fundamentais de primeira e segunda dimensão, o que é o famigerado fenomeno da
judicalização da saúde, suas causas e principalmente, as consequências, por meio da reflexão
sob diferentes pontos de vistas, para no final, planejar formas de evitar ou pelo menos, minorar
esse fenomeno. Para tanto, foi utilizado o método dedutivo, em que se estudou primeiro uma
ideia generalista, par após, conseguir aplicar em casos específicos. Como fontes, foram
utilizadas doutrinas, artigos jurídicos, leis, jurisprudência, reportagens e gráficos encontrados
junto ao Conselho Nacional de Justiça. Conforme análise, verificou-se a dificuldade de se
garantir os direitos de 2ª geração quando se comparado aos de 1ª geração, pois ao invés de uma
abstenção compulsória, faz-se necessário uma atuação efetiva por parte do Estado. Além disso,
foi possível identifcar que a judicialização não é exatamente um problema, mas sim um
fenomeno, que possui consigo pontos positivos e negativos, sendo possível entende-los a partir
de diferentes prismas. Nesse sentido, não há como acabar com a judicialização da saúde, afinal,
sendo um a saúde um direito fundamental, deve haver a possibilidade de pleitear que estes sejam
cumpridos, mas, é possível fazer alterações para evitar que, o Estado não seja condenado em
situações que não há razão por parte do individuo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2026 Ester da Fonseca Ponte Cabañas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.
