CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSOS

Autores

  • Gabriela Stefani Benites Fundação Educacional Raul Bauab

Palavras-chave:

automedicação; idosos; uso racional de medicamentos; polifarmácia; educação em saúde

Resumo

A automedicação em idosos é um problema de saúde relevante, caracterizado pelo

uso de medicamentos sem prescrição médica ou orientação adequada. Este trabalho

teve como objetivo revisar as causas e consequências da automedicação nessa

população, bem como discutir estratégias para a promoção do uso racional de

medicamentos. A revisão evidenciou que fatores individuais, como experiências

prévias, crenças sobre saúde e autonomia, aliados a fatores socioculturais e

estruturais, contribuem para a prática inadequada. Entre os riscos identificados estão

reações adversas, interações medicamentosas e complicações decorrentes da

polifarmácia. Por outro lado, a educação em saúde e o letramento em saúde, aliados

ao acompanhamento multiprofissional e a políticas públicas de regulação,

demonstram-se eficazes na redução da automedicação inadequada, promovendo a

segurança e a qualidade de vida dos idosos. Conclui-se que a abordagem da

automedicação nessa população deve ser integrada, envolvendo ações educativas,

acompanhamento clínico e regulamentação, de forma a conciliar autonomia e

segurança terapêutica.

Downloads

Publicado

11.06.2026

Como Citar

Benites, G. S. (2026). CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSOS. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de https://portal.fundacaojau.edu.br/journal/index.php/tcc/article/view/1247

Edição

Seção

Farmácia

Categorias