CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSOS
Palavras-chave:
automedicação; idosos; uso racional de medicamentos; polifarmácia; educação em saúdeResumo
A automedicação em idosos é um problema de saúde relevante, caracterizado pelo
uso de medicamentos sem prescrição médica ou orientação adequada. Este trabalho
teve como objetivo revisar as causas e consequências da automedicação nessa
população, bem como discutir estratégias para a promoção do uso racional de
medicamentos. A revisão evidenciou que fatores individuais, como experiências
prévias, crenças sobre saúde e autonomia, aliados a fatores socioculturais e
estruturais, contribuem para a prática inadequada. Entre os riscos identificados estão
reações adversas, interações medicamentosas e complicações decorrentes da
polifarmácia. Por outro lado, a educação em saúde e o letramento em saúde, aliados
ao acompanhamento multiprofissional e a políticas públicas de regulação,
demonstram-se eficazes na redução da automedicação inadequada, promovendo a
segurança e a qualidade de vida dos idosos. Conclui-se que a abordagem da
automedicação nessa população deve ser integrada, envolvendo ações educativas,
acompanhamento clínico e regulamentação, de forma a conciliar autonomia e
segurança terapêutica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2026 Gabriela Stefani Benites, Susana Gabriela Ragazzi Cândido

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.
