GESTÃO TERAPÊUTICA DO DIABETES

A RELEVÂNCIA DO MONITORAMENTO REGULAR

Autores

  • Ana Beatriz Domingues do Carmo
  • Vinícius do Carmo FIJ

Palavras-chave:

diabetes,, SUS,, Direitos, TRATAMENTO, Monitoramento

Resumo

A Diabetes Mellitus é uma doença endócrino-metabólica crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, exigindo monitoramento contínuo e um tratamento adequado para prevenir complicações. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel fundamental na oferta de medicamentos e insumos para o controle da doença, garantindo acesso gratuito ao tratamento. No entanto, muitos pacientes desconhecem seus direitos ou enfrentam dificuldades na obtenção desses recursos. Diante disso, este estudo tem como objetivo investigar o conhecimento dos pacientes diabéticos sobre seus direitos no SUS e avaliar se esses direitos estão sendo efetivamente garantidos. Para isso, será realizado um estudo quantitativo e descritivo, utilizando um questionário estruturado aplicado a aproximadamente 30 indivíduos em tratamento para diabetes. O questionário abordou aspectos como o acesso a medicamentos, a adesão ao monitoramento da glicemia e a influência do estilo de vida no controle da doença. Os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e os dados coletados foram analisados de forma confidencial, por meio de estatística descritiva. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para uma maior conscientização dos pacientes sobre seus direitos, fornecendo informações sobre os benefícios disponíveis pelo SUS. Além disso, o estudo pode evidenciar possíveis dificuldades enfrentadas na obtenção de medicamentos e consultas, possibilitando reflexões sobre a necessidade de aprimoramento das políticas públicas voltadas ao atendimento de pessoas com diabetes. Dessa forma, este trabalho busca não apenas compreender a realidade desses pacientes, mas também incentivar melhorias no acesso ao tratamento e na qualidade de vida dos indivíduos com diabetes no Brasil. A pesquisa, realizada com 30 pessoas com diabetes, mostrou que muitos pacientes ainda enfrentam dificuldades importantes no acesso a medicamentos, insumos e consultas pelo SUS. Uma parte significativa desconhece seus próprios direitos, e muitos relataram falta de fitas de glicosímetro, medicamentos e demora para atendimento. Apesar disso, alguns reconhecem avanços recentes na oferta de serviços e insumos. Os achados evidenciam que, embora existam políticas públicas que garantem atendimento e tratamento gratuitos, ainda há falhas na prática, especialmente relacionadas à estrutura, disponibilidade de profissionais e distribuição de insumos. É necessário fortalecer a educação em saúde, ampliar o conhecimento dos pacientes sobre seus direitos e melhorar a efetividade do SUS para garantir um cuidado mais completo, contínuo e equitativo às pessoas com diabetes.

 

Downloads

Publicado

11.06.2026

Como Citar

Domingues do Carmo, A. B., & do Carmo, V. (2026). GESTÃO TERAPÊUTICA DO DIABETES: A RELEVÂNCIA DO MONITORAMENTO REGULAR. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de https://portal.fundacaojau.edu.br/journal/index.php/tcc/article/view/1307

Edição

Seção

Farmácia

Categorias